Os participantes celebram a conclusão do curso em Manaus. (Foto: Visão Mundial/Eduardo Alves)
Em Manaus, Visão Mundial certifica 40 refugiados e migrantes venezuelanos em turmas de Língua Portuguesa
Imagine-se sendo forçado a deixar sua casa, família, cidade e país, e morar em um lugar onde o idioma falado é diferente do seu. Desde 2018, mais de 520 mil pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela passam por essa dificuldade. Atualmente o Brasil é o 3° que mais recebe pessoas nesta condição e, no entanto, é o único em que se fala português.
Pensando em soluções para auxiliar na promoção de integração dessas pessoas no Brasil, a Visão Mundial oferece cursos de língua portuguesa para migrantes e refugiados nas cidades de Boa Vista, Manaus, Pacaraima e São Paulo no âmbito do projeto Ven, Tú Puedes!
Neste mês de dezembro, o projeto em Manaus certificou 40 pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela. As turmas de língua portuguesa, oferecidas em nível básico, mostraram-se fundamentais para o acolhimento, abrindo caminhos para uma comunicação mais efetiva e uma integração mais rápida na sociedade brasileira. De acordo com uma pesquisa interna do projeto, 26% dos participantes destacaram a barreira linguística como um desafio significativo para sua integração local.
Arylanne Batista, coordenadora local de projetos da Visão Mundial, destacou a importância dessas turmas. "As aulas de língua portuguesa são a base para a inclusão efetiva dos refugiados e migrantes na sociedade brasileira. Até julho de 2024, iremos ofertar 950 vagas, incluindo turmas de nível básico e avançado, visando atender às diversas necessidades e níveis de proficiência dos participantes."
Abraham David, 37 anos, ressalta a importância de aprender o idioma para a sua integração. “Estou no Brasil há 5 anos e quando cheguei aqui não conseguia emprego porque não sabia falar o idioma, esse curso me ajudou a entender mais o português e despertou meu interesse em estudar mais, isso vai me ajudar a melhorar minha comunicação diária”.
Todas as aulas de Língua Portuguesa e empreendedorismo do projeto Ven, Tú Puedes!, que tem o financiamento do Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, são acompanhadas de sessões informativas de proteção, visando explicar de maneira prática sobre as legislações brasileiras e garantias de direitos para pessoas refugiadas e migrantes no Brasil.
Outro participante, Juan Carlo, 28 anos, que está há um ano no Brasil, descreve os principais desafios ao chegar no país: "Minhas maiores dificuldades foram aprender português e conseguir um emprego, o curso me ajudou a falar melhor e conhecer algumas palavras e expressões e também me ajudou a entender as leis de trabalho brasileira, ninguém nunca havia me explicado sobre isso.", conta.
Sobre o projeto:
O projeto Ven, Tú Puedes! é uma das respostas da ONG Visão Mundial ao contexto migratório da Venezuela. Em operação nos estados de Roraima, Amazonas e São Paulo, tem como objetivo principal prover integração segura e soluções duradouras para migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, com ações em três eixos: Empregabilidade, Empreendedorismo e Proteção.
Financiado pelo Escritório de Populações, Refugiados e Migrantes (PRM), do governo dos Estados Unidos, desde 2019, o projeto tem se consolidado como uma iniciativa essencial para a geração de oportunidade, geração de meios de vida, dignidade e inclusão socioeconômica de populações vulneráveis.
Entre os serviços oferecidos, destacam-se os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, com apoio na emissão da carteira de trabalho digital, busca de vagas formais junto ao setor privado, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e apoio a pequenos negócios de migrantes e refugiados, além de apoio a interiorização pela modalidade de vaga de emprego sinalizada.
Sobre a Visão Mundial:
A Visão Mundial trabalha em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, além de atuar pela proteção de populações vulneráveis em todo o mundo. Fundada em 1950, teve como intuito inicial levar a justiça e assistência às crianças vítimas da pobreza, em Oregon, nos Estados Unidos. Presente em mais de 100 países; Trabalhando para auxiliar a todas as pessoas sem distinção de credo, etnia ou gênero.